O blog dedicado para você mulher.

O Poder da Auto Responsabilidade

O Poder da Auto Responsabilidade

Auto responsabilidade é a certeza absoluta, de que você é o único responsável pela sua vida. O único responsável pela vida que tem levado, e consequentemente, o único que pode mudá-la.1

A vida que você leva, é igual a você. Você criou a sua vida!

Não existe coincidência. Você não perdeu o emprego, você não bateu de carro, ou perdeu a esposa por coincidência. E sim, por sua culpa, durante o artigo vou explicar melhor o porquê disso tudo e muitas outras coisas que acontecem em sua vida serem de responsabilidade sua.

Pessoas auto responsáveis, não tentam mudar os outros, não tentam mudar empresas, não tentam mudar a sua equipe, e não tentam mudar a sua esposa, ou marido. Pessoas auto responsáveis mudam a si mesmo!

Você não está condenado a ser a mesma pessoa sempre!

7010851-fish-hd-wallpaper

Você com certeza já ouviu aquela frase “Filho de peixe, peixinho é” ou já ouviu que mudanças não acontecem, e se por um acaso acontecerem será um processo muito longo.

Isso tudo é mentira.

Hoje, a neurociência tem provado o contrário disso. Mudanças acontecem rápido, transformações de vida acontecem muito rápido. Mas para que isso aconteça, você tem que ter em mente que a primeira coisa é que tem que mudar, é você. É a sua mente, a sua maneira de pensar e enxergar o mundo.

Você precisa reprogramar a sua mente, e tirar tudo aquilo que foi colocado na sua cabeça e que te limita, coisas que são ditas desde quando você era uma criança.

E veja bem, isso que eu estou dizendo não foi tirado do meu “achismo” e sim de estudos aprofundados da PNL (Programação Neolinguística).

Só você pode mudar a sua vida!

Finger-Pointing

 

Ao se responsabilizar e reconhecer que você pode fazer mais, seja em comportamento, relacionamento, atitude ou resultados. Você pode fazer diferente.

Louco, é aquela pessoa que faz todos os dias as mesmas coisas, e espera resultados diferentes.

Determine as mudanças que você quer fazer em você, e não nos outros.

As pessoas que se dizem responsáveis pela sua vida, ou por parte da vida, nessa área elas tem sucesso. Pessoas que se fazem de vítima, que se dizem injustiçadas, que não são responsáveis pelas áreas da sua vida, são fracassadas.

Você é responsável pelo seu sucesso, e pelo seu fracasso.

Se você não está bem no seu emprego, é porque você tem falhado em alguma coisa. Talvez não esteja produzindo bem, não esteja entregando bons resultados, ou talvez esteja sempre se atrasando, ou talvez não esteja se relacionando bem com a sua equipe. Em alguma coisa, você está falhando.

E da mesma maneira, quando você tem sucesso profissional, isso é de total responsabilidade sua. A maneira de você produzir, entregar resultados e se relacionar com a sua equipe, tem gerado isso.

Essa consciência de que você é o único responsável, vai fazer toda a diferença.

Isso deve ser levado em conta em tudo na sua vida. É muito fácil você tira a sua responsabilidade dos seus relacionamentos, dizendo: “Isso é culpa do meu marido (ou esposa), ele não me trata bem, não me respeita…”Eu preciso te contar uma coisa. Só se respeita, quem se da o respeito. O seu marido (ou esposa) só está refletindo em você, o que você vê em si.

Em momentos de crise, é muito comum culparmos o governo e seus governantes. Eu sei que eles podem ter alguma certa influência nisso, mas olhe bem para o seu lado. Com certeza tem alguém ganhando dinheiro, fazendo exatamente o que você faz.

Não coloque a responsabilidade nos governantes, mesmo que eles possam vir a interferir e dificultar o seu processo, eles jamais podem te impedir. O ato de chegar lá, e atingir o seu objetivo, isso só depende de você.

Enquanto você culpar as pessoas pelo seu fracasso a sua vida não vai mudar.

Pessoas bem sucedidas dizem: “ Eu estou mal financeiramente porque fiz mal negócios, ou porque aquele meu sócio me roubou, mas porque eu coloquei ele lá e dei espaço para ele agir assim…”

Você pode achar que tudo isso um grande peso, ou muita culpa.

Não é. Isso é apenas RESPONSABILIDADE.

O quanto você quer mudar a sua vida?

Seja no sentindo profissional, pessoal… O quanto você quer mudar a sua vida?

Eu estou falando de mudança imediata e real na sua vida. E isso só vai acontecer quando você assumir a responsabilidade pela vida que você está vivendo.

Praticando a Auto Responsabilidade.

Existem 6 Passos, ditos pelo grande Paulo Vieira, que eu recomendo que você as aplique todos os dias, para ajudar a desenvolver a sua Auto Responsabilidade. Os Passos são:

  1. Se é para criticar (os outros), cale-se.
  2. Se é para reclamar, de sugestão.
  3. Se é para buscar culpados, busque solução.
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.
  5. Se é para justificar os erros, aprenda com eles.
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue as suas atitudes.

Eu levo esses passos sempre comigo, e posso dizer que isso mudou muito a maneira como eu enxergo cada situação.

Se você quiser conhecer mais sobre o Paulo Vieira ( O que eu recomendo muito que você faça) Você pode conhecer o curso dele “O Poder do Foco”

Nesse curso você vai aprender a como eliminar, de uma vez por todas, a falta de foco.

  • Eliminando o Desanimo
  • Eliminando a Preguiça
  • Eliminando a Falta de Ação: Na sua área, Pessoal, Profissional, Financeira e nos Relacionamentos.

Não fique culpando tudo e todos pelas coisas que acontecem contigo.

Isso demonstra apenas que você é um fantoche dos outros e das outras coisas.

Assuma a sua responsabilidade e assuma o controle de sua vida.

Fácil dizer, mas é uma tarefa árdua de todos os dias.

Algumas recomendações que acredito funcionam:

1-Culpas e desculpas são os maiores inimigos da retomada do controle sobre sua vida. Ao ficarmos responsabilizando tudo e todos pelos nossos fracassos, não vamos a lugar nenhum, simplesmente porque não temos condição de tomar decisões e fazer escolhas.

2-A sua vida é sua responsabilidade e de mais ninguém. As escolhas são suas, e no final, as decisões você é quem tem que tomar.

3-Ouça a sua voz, quando você fala. Entre no íntimo da conversa e entenda o que está em jogo, as posições, vontades e percepções – entenda a sua vontade.

4-Entre em contato íntimo com seus valores, o que você acredita. O que é importante para você. O que você precisa para se sentir bem. Quais valores são para você inalienáveis.

5-Entenda o que te move, a sua motivação verdadeira e não aquela manuseada por terceiros.

6-Defina seus objetivos e seus planos.

7-Entenda o tempo de cada coisa e as coisas que precisam ser feitas.

8-Crie uma auto-disciplina para cuidar da sua vida. Não fique à deriva.

Vamos Juntos?

Esse sem dúvida, foi um dos artigos mais especiais que eu escrevi aqui no blog. Ser auto responsável, é abrir o seu peito, e de forma corajosa, detalhar tudo o que você precisa melhorar na sua vida, e principalmente agir para tal.

Porque quando você muda, o mundo inteiro muda ao seu redor!

Eu te convido a compartilhar esse artigo com a sua família, ou os seus amigos. Compartilhe esse conhecimento com as pessoas, para que elas possam adquirir essa visão de auto responsabilidade, e tomarem o real controle de suas vidas.

Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus

Author Info

Isandra Rangel

Sem Comentários

Postar um comentário

Show Buttons
Hide Buttons